#2 | quando ela vem, a gente abre a porta
Edição 2 | 17 Julho, 2023 | Escrito por Amanda Oliveira-Telò | O poder da música, da arte e da tecnologia na busca pela expressão autêntica e a vida que a gente quer
Oi pessoal, a inspiração bateu… Espero que gostem! Depois, me digam o que acharam! Ainda estou tentando decidir qual dia seria melhor para enviar a newsletter, você tem alguma preferência? Responde este e-mail! (:
💡 Se ouvir música também te ajuda a focar, você pode escutar enquanto lê:
Ontem foi um daqueles dias em que a sensação de vazio tomou conta de mim. Era como se algo estivesse faltando, como se eu estivesse vagando por um labirinto interno em busca de respostas para perguntas que eu ainda não sabia formular.
Decidi escutar música. Não sei por que, mas acredito que nosso corpo deve ter algum tipo de alerta, como quando precisamos de comida, sentimos fome. Talvez a vontade de ler, escrever, ir no cinema, consumir arte, viajar e viver seja a alma gritando que está com fome também.
Eu coloquei Fresno para tocar. Fresno, para quem não conhece, é uma banda de rock brasileira que particularmente é a minha favorita da vida, especialmente porque eles têm letras muito bonitas que parecem poesias. Assim que dei play, não consegui aguentar. Desabei e chorei até as lágrimas cessarem e o vazio começar a fazer sentido. Prestando atenção nas letras das músicas e cantando junto, comecei a me sentir parte de novo.
O poder da arte de nos fazer sentir menos sozinhos na tristeza, no amor, na dor. E acolhimento nos ajuda a viver. Somos humanos, e ver outras pessoas vivendo mesmo com tudo isso, mostra que existem maneiras de viver também. Sempre esqueço, mas eu amo essas coisas que me ajudam a lembrar. Obrigada a todos que tem coragem de colocar sua arte, projetos, ideias no mundo.
Acho que é por isso que gosto tanto de incentivá-la e tentar praticar eu mesma, porque o mundo precisa de mais, de mais pessoas que buscam a expressão e a felicidade de forma genuína e que possam inspirar outros a fazerem o mesmo. A arte pode ser uma luz que nos guia em direção à uma vida de autenticidade, descoberta, plenitude e paz.
"A vida nem sempre é
Do jeito que eu esperava
Eu já nem sei se vale a pena
Mas se eu pintar um horizonte infinito
E caminhar
Do jeito que eu acredito
Eu vou chegar em um lugar só meu"
Infinito - Fresno
E a pergunta de hoje vem de uma das músicas da playlist da Fresno:
"O que te faz atravessar essa noite que parece não ter fim?"
(escute a música aqui)
Para se inspirar ! Coisas que eu vi por aí...
→ O site do The Useless Web que leva você a sites aleatórios e inúteis (mas criativos) com um simples clique no botão "Please".
→ Já está na febre da Barbie? Eu já comprei meu ingresso e estou ansiosa! Você ouviu essa música que faz parte da trilha sonora?
→ Você tá sabendo do Camp Creators? Um curso pra te ajudar a transformar seu conteúdo en negócio - e é grátis!
→ Esse lembrete!
Na Prateleira: "Manifesto"
Hoje, vou fazer algo um pouco diferente, já que estamos falando de Fresno. Quero compartilhar minha letra favorita de uma das músicas deles, que é uma verdadeira poesia. Recomendo a leitura do poema que é a letra de "Manifesto" da Fresno, com participação de Emicida e Lenine. Você pode ler aqui e ouvir no Spotify.
"Sempre esquecendo que o mundo é apenas um ponto azul no céu."
Redes sociais: O Threads não vai tão bem…
O Threads teve um lançamento bem promissor, mas vem enfrentando uns desafios significativos nesses últimos dias. Segundo a Forbes (em inglês), já houve uma queda no número de usuários ativos diários e no tempo de uso da plataforma… Mas apesar disso, a equipe do Threads afirmou que está trabalhando para melhorar a experiência dos usuários, que estão reclamando principalmente do feed, que falta relevante conteúdo, ainda focando muito nas marcas. Podemos dizer que o sucesso do Threads dependerá da capacidade de atrair e engajar usuários com recursos únicos e uma experiência envolvente. Continuaremos a acompanhar o desenvolvimento do Threads. (:
Criação: Novidades na IA - Bard e Claude 2
Nas últimas semanas, novas inteligências artificiais tem chamado a atenção: Bard e Claude 2. Bard, desenvolvido pelo Google, é uma alternativa ao ChatGPT, agora disponível no Brasil com suporte a vários idiomas. Leia mais sobre o Bard no artigo da Exame.
Claude 2, da Anthropic, é outro concorrente do ChatGPT, disponível para teste nos Estados Unidos e no Reino Unido. Oferece respostas mais longas e uma memória estendida. Para saber mais sobre Claude 2, visite o site da Anthropic (em inglês).
Essas novas ferramentas oferecem oportunidades interessantes para escritores e criadores de conteúdo. Que tal usar o ChatGPT, Bard ou Claude 2 como assistentes? Para testar as plataformas, experimente um prompt. Lembre-se de que o resultado depende do prompt. Pense neles como conversas, pois tornam a interação mais fácil. Digite:
"Olá, eu [escrevi um livro, criei um projeto, lancei um produto, etc.], mas não sei como começar a promovê-lo online. Você pode me ajudar a criar um plano e fornecer algumas ideias e exemplos de conteúdo? Meu nome é [ ], o nome do meu [livro, projeto, produto, negócio] é [ ], trata-se de [ ], meu público-alvo é [ ], com idade [ ], eles estão interessados em [ ] e alguns tópicos que desejo abordar são [ ]. Obrigada!"
Sinta-se à vontade para personalizar este formato de acordo com suas necessidades e preferências. Boa sorte com seu projeto!
Últimas Atualizações
Eu postei no Instagram sobre minha experiência no Coworking.
E compartilhei alguns sites pra conseguir vídeos gratuitos pra criar seu conteúdo!
Meu livro está disponível pra venda no TikTok, e lá ele vem com alguns bonus: autografado, marcadores e adesivos, confira aqui.
Obrigada por ler até aqui! Se você gostou desta newsletter, compartilhe com amigos e familiares que também possam gostar! Além disso, sinta-se à vontade para responder a este e-mail ou comentar no Substack. Eu adoraria conversar com você!
Tenha uma ótima semana!
Até a próxima,
Com carinho,
Amanda Oliveira-Telò